O BLOG E EU




Não nasci organizado. Não sou organizado. Mas estou me organizando e neste ponto tenho fixado meus pensamentos. O que me motivou a viver em ordem foi o medo de não fazer o que meus sonhos explodiam ante os meus olhos; os risos, as conquistas, a satisfação pessoal de ter vencido mais um obstáculo, de chegar ao pódio exausto, mas campeão. 

 Não sou organizado, se é que você me entende. Produtividade era algo que eu não conhecia. Fazia tudo sem método; não era seguidor de nenhum sistema de organização ou qualquer coisa que faça o ser humano progredir.

 GTD, ZTD, ORGANIZAÇÃO e PRODUTIVIDADE eram termos que nunca havia passado em minha mente, até o dia que cresci, e tive que enfrentar meu quinhão de medo e fracasso na vida. Venci alguns, principalmente o medo de falar em público (ô coisinha que foi difícil derrotar),  meu maior objetivo. Com esta etapa vencida, percebi que precisava de mais organização e produtividade, pois tenho muitas ideias mas nem sempre elas saem da cabeça e por isto não produzem o que deveriam produzir por falta de planejamento e organização.

 

Como tudo começou

Foi descobrindo as minhas falhas e tentando projetar meu futuro, que comecei a procurar pontes para atravessar o abismo entre o que eu sou e o que eu quero ser. Buscando na internet sobre "métodos de estudo", de "pesquisa científica"; sobre "como organizar um plano de estudo", "como fazer uma monografia" e coisas do tipo é que acabei encontrando muitos blogs, em português e em inglês, excelentes e escritos com tanta paixão sobre o tema que acabei tornando-me um obsessivo por organização, disciplina, método, sistema, produtividade, GTD e tudo o mais. Não se assuste, isso é bom quando se é um desorganizado inveterado. Ao menos tenho obtido o fôlego necessário para continuar.

Alguns cursos que fiz e que mudaram completamente minha vida de estudo:
Getting Things Done - Produtividade _ OrganizaçãoAtravés deles comecei a me aprofundar no tema, na ideia, no propósito que eles pregam e fui aplicando até perceber os benefícios que obtive. Depois de ter os resultados que procurava, aprofundei-me para conhecer mais e mais os métodos e foi assim que conheci o David Allen e sua "bíblia" da produtividade pessoal, chamam-na os mais íntimos de GTD - Getting Things Done - no bom tupiniquim, A Arte de Fazer Acontecer.

Com as ideias do livro, as dicas e explicações dos blogs comecei a ficar um pouco organizado, um pouco produtivo, um pouco metódico, um pouco, para quem não era nada.

O blog 

O blog será uma ferramenta que me ajudará a disciplinar os meus hábitos para obter os resultados com dos métodos que aprendi e compartilharei aqui. Ele será meu caderno de notas sobre o que penso e as conclusões que tiro de tudo que tenho aprendido na vida: finanças pessoais, desenvolvimento pessoal / profissional, técnicas de apresentação / oratória / retórica, GTD, produtividade, organização, dicas de leitura de livros (livros, minha paixão), tecnologia (como ajuda) e ferramentas que uso no dia a dia para armazenar meus arquivos e outras que encontrarei na web que facilitam a minha produtividade. Não sou expert nestas areas, e não busco ser, pois minha pretensão é apenas aprender sempre para ensinar o que é fruto do meu raciocínio e da minha meditação nos assuntos aqui tratados. 

Então venha aprender junto comigo um pouco mais da vida. Vamos compartilhar o conhecimento, a sabedoria e andar junto de quem deseja o sucesso, o seu sucesso. Convido você a ler e compartilhar, nos comentários, suas opiniões e críticas. 



Muitos se enganaram por quererem parecer sábios antes do tempo, pois com isto envergonharam-se de aprender dos demais o que ignoravam. Tu, porém meu filho, aprende de todos de boa vontade aquilo que desconheces. Serás mais sábio do que todos, se quiseres aprender de todos. Nenhuma ciência, portanto, tenhas como vil, porque toda ciência é boa. Nenhuma Escritura, ou pelo menos, nenhuma Lei desprezes, se estiver à disposição. Se nada lucrares, também nada terás perdido.  ____Hugo de São Vitor